Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

Passaporte Brasileiro / Pasaporte Español !!!

Esse post será de utilidade pública. Como tirar o seu passaporte?? Seja ele o brasileiro ou o español.

Espero que todos os leitores deste blog saibam que para sair do Brasil é preciso este documento chamado passaporte, que registra a saída e entrada de um cidadão no território nacional. Nós brasileiros somente não necessitamos deste quando viajamos pelos países que fazem parte do Mercosul. Podemos viajar pelos países signatários do Mercosul somente com a nossa carteira de identidade.

Para aqueles que possuem pasaporte español vale a mesma obrigação de utilizar o passaporte para sair e entrar no país. Como no Mercosul, aqueles que tem passaporte Europeu também não necessitam do passaporte para circular entre os países que fazem parte da União Européia, no caso dos espanhois basta que estejam portando seu D.N.I (Documento Nacional de Identidad), que só pode ser feito na españa.



Bom, começaremos portanto pelo passaporte brasileiro.

Para conseguir o passaporte brasileiro deve-se entrar no site http://www.dpf.gov.br/, clicar em requerer passaporte, preencher o formulário eletrônico com seus dados, agendar data, hora e local para a entrevista e posteriormente imprimir a Guia de Recolhimento da União - GRU no valor de 159 reais e pagar até a data de vencimento.

No dia em que sua entrevista for marcada você deve comparecer com os seguintes documentos: Identidade (pode ser passaporte anterior, carteira nacional de habilitação, ou carteira de trabalho); Titulo de eleitor e comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral emitida pelo TSE; documento que comprove quitação com o serviço militar; comprovante bancário de recolhimento da GRU; e por fim CPF, caso não conste no documento de identidade.

No dia e hora marcados o atendente irá solicitar seus documentos para fazer seu cadastro, vai bater a foto que vai para o seu passaporte e pronto, é só esperar 5 dias ou uma semana e pode voltar para buscar seu passaporte. Eles avisam por e-mail quando estiver pronto.

PASAPORTE ESPAÑOL.

O pasaporte español já é um pouco mais complicado, para começar você deve ser español ou ser descendente, no máximo seus avós devem ser espanhois, caso contrário você não tem mais direito a cidadania. (Veja aqui o site com os meios de contato com o consulado español em Salvador para se informar se você pode requerer sua cidadania española: http://www.maec.es/Subwebs/Consulados/salvadorbahia/es/home/Paginas/homees_cgsalvadorbahia.aspx).

Tendo conseguido requerer sua cidadania você receberá seu registro civil español (certificación literal de nacimiento del Registro Civil o Consulado en que se halle inscrito el nacimiento), e com ele você irá solicitar seu pasaporte no consulado em que você deu baixa na sua nacionalidade.

Para o pasaporte español basta levar o registro civil original e uma cópia e duas fotos 3x4 em fundo branco, pagar a taxa de 40, 90 reais e esperar cerca de um mês que o próprio consulado irá ligar para que você vá buscar o seu pasaporte. Para mais informações sobre o pasaporte español acessar: http://www.mir.es/SGACAVT/pasaport/clases_y_requisitos.html .

Outra informação importante é que se você possui dupla nacionalidade, no meu caso brasileiro/ español, quando for para a europa você deve quando sair do Brasil apresentar o passaporte brasileiro, ao chegar na Europa apresentar o pasaporte español, o mesmo vale para a volta ao Brasil, na saída da Europa o espanõl e na chegada ao Brasil o brasileiro.

Espero que as informações tenham sido úteis.

Um abraço. Saludos.

Pedro Paulo Guisande.

Um comentário:

Lissandra disse...

Olá, thanks pela informação, estou prestes a conseguir a nacionalidade espanhola e vou solicitar o passaporte.

Gracias!